Cursos e Palestras

Desde 2005 o Contas Abertas (CA) realiza cursos e palestras destinados a jornalistas, empresários e universitários. A convite das entidades, os workshops ministrados pelo CA tratam de conceitos essenciais de orçamento público e formas de acompanhar a execução das políticas públicas.

No caso dos jornalistas, o objetivo é chamar a atenção dos participantes para a riqueza de pautas que podem ser extraídas a partir de ferramentas de busca nos gastos da administração pública. Já para empresários e universitários, são demonstrados mecanismos que permitem o acompanhamento dos gastos públicos, correlacionando-os à corrupção e suas consequências no setor privado.

O consultor de economia do Contas Abertas, Gil Castello Branco, é o responsável pelas apresentações, juntamente com o especialista em Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira) do CA, Carlos Blener.

Um dos principais propósitos das oficinas é difundir técnicas e ferramentas para a fiscalização dos recursos públicos e fazer com que os participantes associem dados orçamentários à sua formação e aos respectivos ambientes de trabalho. Pretende-se, desta forma, fomentar o controle social e demonstrar a importância do acompanhamento dos dispêndios públicos por parte da sociedade civil.

Nos cursos para jornalistas, o consultor de economia do Contas Abertas utiliza como exercícios matérias de capa dos principais jornais e revistas do país contendo dados coletados no Siafi. Além disso, navega nos principais sites de órgãos públicos que disponibilizam informações importantes para o jornalismo investigativo bem como para empresários que desejam acompanhar os gastos públicos.

O maior interesse demonstrado pelos participantes das oficinas é conhecer e aprender a utilizar todos os recursos existentes no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e nos sites que os reproduzem, afim de associá-los a pautas e a outros interesses profissionais ou pessoais (enquanto cidadãos).

Entre cursos e palestras realizados pelo Contas Abertas, destacam-se eventos na TV Globo, O Globo, Fundação Getúlio Vargas , Folha de São Paulo, Unicamp, UnB, CNI, FIESP, Instituto de Estudos Empresariais (IEE), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Gazeta do Povo, O Povo, O Dia, Organizações Jaime Câmara, Banco de Brasília, UNICEF, entre diversas outras entidades.

Para saber mais sobre as oficinas, entre em contato com a equipe do Contas Abertas pelo telefone (61) 3347-0058.

PrintFriendly and PDF